quarta-feira, 22 de agosto de 2012


Gótico x Religião




             
É uma filosofia, um estilo de vida, não uma seita.
Por ser livre, é errado dizer que são satanistas, Anticristos, Ocultistas, ou qualquer coisa, como uma forma de "pré conceito" , ou de generalização.
Cada individuo tem seu modo de agir e pensar, assim como podem existir pessoas que adotam outros estilos e são católicas, evangélicas, pagãs... Eles também podem ser católicos, espíritas, gnosticos, ateus, bruxos.. tem sim, uma tendência à crenças que envolvem mistérios, o oculto, ou que procura repostas, mas isso não é uma regra.
.................................................. ............................




Goticismo, A Origem e seus Principais Aspectos

   Goticismo, A Origem e seus Principais Aspectos
A Origem e seus Principais Aspectos
Para os estudantes de Arte, o Gótico é muito mais do que um gênero musical ou estilo de vida. Trata-se de uma designação dada a uma série de obras (abrangendo pinturas, esculturas e arquiteturas) realizada há séculos atrás, que por serem consideradas "fora do padrão" para a sociedade vigente (apesar de sua indiscutível beleza) foram chamadas pejorativamente de Góticas - referência aos Godos, uma confederação de tribos germânicas bárbara, invadiu o império romano durante o século 3 d.C. e foram os primeiros de seu povo a se converterem ao cristianismo. Mais tarde, infelizmente, a Arte Gótica perdeu esse caráter depreciativo e o nome ficou associado aos famosos Arcos Ogivais, muitos usados em sua arrojada arquitetura - principal manifestação desta arte.
Mais tarde, o Gótico ganhou uma nova estirpe de representantes. Sendo relacionado à literatura e ao chamado "mal do século" - onde boa parte dos escritores e poetas "românticos" calcavam seus textos em temas depressivos e profundos, procurando no mundo dos sonhos, da fantasia e da imaginação uma fuga para a realidade. Se pegarmos alguns autores da época, tanto estrangeiros quantos nacionais, vamos encontrar (e destacar) uma série de características em comum, sua fixação no oculto, na salvação, no alívio e na paz através da morte. As histórias geralmente narram casos de decepção, tristeza, agonia, amargura, solidão, tédio constante, morbidez, sofrimento, pessimismo, negativismo e uma série de outros "ismos" - sentimentos e emoções reais, mas que a maioria das pessoas vêem como algo ruim, já deveríamos sempre manter tudo que nos aflige por trás de uma máscara alegre e superficial.
O fantástico e o inexplicável sempre deslumbram o homem, ainda que de uma certa forma causasse medo e repulsa (lembre-se, geralmente tememos aquilo que não conhecemos). É incrível pensar que muitos julgam os "góticos" como sendo apenas aqueles marginais que se vestem de preto, pulam o muro de cemitério e glorificam a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário